Expansão da Rede metropoa para o Vale dos Sinos

Inaugurada em 2010 em Porto Alegre, agora a iniciativa irá expandir seus cabos de fibra ótica para o Vale dos Sinos. Com isso, as instituições de ensino e pesquisa da região poderão desfrutar de acesso à internet em alta velocidade e colaborar entre si com a mesma qualidade de conexão oferecida na capital gaúcha.

Pelo acordo de cooperação técnica, a RNP cede ao provedor regional Adylnet um par de fibras ópticas em sua rede metropolitana em Porto Alegre, em toda a sua extensão, de cerca de 85 km. Em contrapartida, o provedor cede à RNP um par de fibras ópticas no trecho de longa distância, que passa por diversas cidades no Vale dos Sinos, entre Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo, compreendendo cerca de 100 km, o que duplica a extensão atual da metropoa.

A partir de 2019, a rede ligará um total de 28 instituições em 43 pontos diferentes, sendo nove novos locais na região metropolitana. As principais organizações que compõem a RNP são instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação, como universidades, institutos e unidades de pesquisa federais e estaduais, hospitais de ensino e museus.