Depoimento de Rochele

Comecei a trabalhar com infraestrutura voltada redes de telecomunicações em 1994 inspirada pelo propósito de construção de um projeto comum e colaborativo entre instituições de ensino e pesquisa. Essa certeza, que formou a Rede Tchê, entregaria seus frutos ao longo das décadas seguintes permanecendo atual como suporte à inovação e à disrrupção para nosso RS.

A rede metropoa eclodiu deste ideal quando foi mobilizada pela realização de investimentos e parcerias. Há 10 anos tem sido uma rede exemplar que congrega diversas instituições públicas e privadas nas áreas de ensino, pesquisa, saúde, artes e defesa em grande colaboração e corresponsabilidade.

Estamos em um momento de transição de tecnologia, capacidade e traçado com conclusão prevista para 2020. De uma versão para outra, sempre estivemos na vanguarda. Da rede baseada em tecnologia de switches, estamos migrando para roteadores. Da rede de múltiplos circuitos de 1Gbps para capacidades de múltiplos 10, 40 e 100Gbps. Do trajeto de 85 km para 238 km. Do uso para consumo de internet para interligação de datacenters, aplicações críticas em tempo real e projetos de transformação digital.

Inspirada pela profa. Liane Tarouco, sustentada pela Jussara Musse, projetada pelo Leandro Bertholdo e operada por equipe muito qualificada e comprometida, a metropoa seguirá permanecendo no âmago de toda a inovação de suas instituições.

Rochele Moreira

Coordenadora Técnica metropoa
Analista de Suporte ASAV Unisinos